Quais são os cursos online na área da saúde reconhecidos pelo MEC

Não é novidade para ninguém que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Por isso, é importante se manter atualizado em sua área de atuação, se reciclando, procurando investir constantemente em cursos. 

Na área de saúde, no entanto, a despeito do alto índice de desemprego que assola o país, o mercado continua oferecendo muitas oportunidades, até porque, na verdade, ao contrário dos demais, esse setor cresce muito a cada ano.

Dentre outras razões, o crescimento da área de saúde no momento se  deve a vários fatores, como, por exemplo, o aumento da expectativa de vida no Brasil, com envelhecimento da população.

São muitas as carreiras para quem quer ingressar na área de saúde, como: enfermagem, medicina, fisioterapia, odontologia, educação física, nutrição, biomedicina, fonoaudiologia, farmácia, psicologia, terapia ocupacional, gerontologia, estética e cosmetologia. Vale ressaltar que todas, sem exceção, exigem especialização e atualização constante, sendo fundamental, para isso, investir em cursos.

Sem dúvida, quanto mais conhecimentos, melhor será sua performance e as chances de encontrar uma vaga no concorrido mercado de trabalho. Por isso, o profissional de saúde deve se atualizar constantemente, acompanhando as descobertas e novidades. 

Justamente, devido ao aumento da expectativa de vida dos brasileiros, está havendo um crescimento considerável de trabalhadores voltados aos cuidados com os idosos,aumentando, principalmente, o número de trabalhadores em domicílio (Home Care) além de empresas,  hospitais e clínicas. 

Uma boa forma de se manter constantemente atualizado é investindo em cursos online, os quais não impedem o profissional de manter suas tarefas diárias e adequar os horários das aulas á sua rotina. 

Existem muitas opções atualmente, algumas são mais reconhecidas, como os cursos da plataforma Cursos Rápidos Grátis, que ainda oferece certificado ao final dos cursos.

Enfim, visando se qualificar ou atualizar, os cursos gratuitos na área da saúde de maior procura são os que mostraremos abaixo. 

Curso de Noções Básicas para Cuidador de Idosos 

Os cuidados com idosos devem ser feitos com conhecimento, e de maneira especial e dedicada. O Curso de Noções Básicas para Cuidador de Idosos 

 apresenta um amplo conteúdo sobre os procedimentos necessários e indispensáveis ao se auxiliar uma pessoa idosa. 

Objetivos do Curso

  • Ensinar procedimentos específicos para os cuidados de um idoso; 
  • Primeiros socorros da pessoa idosa; 
  • Cuidados com a nutrição do idoso.

Curso de programa saúde da família

 A qualidade de vida familiar está ligada proporcionalmente a saúde que possui. Causas e efeitos se expressam em seus costumes, crenças e vida em sociedade. Este curso apresenta práticas e planejamentos que visam o melhoramento da saúde familiar relevando as peculiaridades existentes nos diferentes grupos sociais. 

Objetivo do Curso

Analisar a qualidade de vida social através das práticas e planejamentos de saúde familiar. 

Curso de saúde e segurança no trabalho

 O curso de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho, oferece ao profissional a oportunidade de aperfeiçoamento na gestão de serviços de saúde e na segurança do trabalho.

Objetivo do Curso

Tem por objetivo oferecer aos profissionais e estudantes uma prática constante de atualização, além de disponibilizar aos participantes, acesso ao ensino de qualidade com eficácia no aprendizado, fornecendo recursos tecnológicos inovadores.  

Curso de Agente Comunitário de Saúde 

O Curso de Agente Comunitário de Saúde aborda as atividades dos agentes comunitários de saúde e sua importância na prevenção de doenças, promovendo a saúde por meio de ações educativas realizadas em domicílios ou junto às coletividades. 

Objetivos do Curso

  • Demonstrar como é o trabalho de um Agente Comunitário de Saúde; 
  • Especificar suas relações como o Sistema Único de Saúde (SUS); Explicar quais são os princípios e diretrizes do SUS; 
  • Expor quais são as principais atividades do profissional, descrever seu perfil, suas atribuições e competências; 
  • Apresentar o funcionamento do programa de saúde familiar.

Curso de controle de infecções em serviços de saúde

O Curso apresenta os agentes infecciosos, as principais infecções hospitalares, as medidas de prevenção das infecções. Além de abordar a limpeza, desinfecção e esterilização dos artigos e superfícies. 

Objetivo do Curso

  • Oferecer conhecimento para prevenção de infecções na área da saúde;
  •  Garantir o desenvolvimento de atividades teóricas e práticas no controle das infecções em serviços de saúde.

O Certificado é Reconhecido pelo MEC?

Então, ao contrário do que muita gente pensa, a instituição responsável por cursos online não é o MEC, e sim a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), e neste caso, somos sim uma Instituição de Ensino Associada a ABED.

Mas o Certificado tem Validade Legal?

A resposta é SIM. Esses Certificados têm validade legal para diversos fins, pois são CURSOS LIVRES, porém, não podem ser convalidados, validados ou chancelados por escolas reconhecidas pelo MEC/CAPES. Inclusive, a jurisprudência do Conselho Nacional de Educação tem sido no sentido de declarar-lhes a equivalência, de acordo com regras amplas e flexíveis. 

Lembrando que Curso livre não tem vínculo nem reconhecimento pelo MEC/CAPES. 

As escolas que oferecem este tipo de curso têm direito de emitir certificado ao aluno em conformidade com a Lei nº 9394/96; Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97). Desse modo, a oferta desses cursos não depende de atos ou autorizações por parte deste Ministério, quais sejam: credenciamento institucional, autorização e reconhecimento de curso.

Validades do Certificado

O certificado oferecido após a realização de cursos livres pode ser utilizado em diversas situações, tais como:

  • Comprovação de Prova de Título de Educação Continuada;
  • Apresentar como Título em Concurso Público ou Processo Seletivo Simplificado, que ocorre nos Órgãos da Administração Pública na esfera Federal, Estadual e Municipal;
  • Ascensão de Cargo ou Carreira;
  • Horas extracurriculares em Faculdades;
  • Acrescentar ao seu Currículo e concorrer a mais e melhores Vagas no Mercado de Trabalho.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *