Dor de garganta em crianças

As mamães estão sempre ocupadas em deixar a casa organizada, a rotina dos filhos em ordem e as roupas e sapatos infantis limpos e guardados em seus devidos lugares.

Mas nada pior para uma mãe do que ver um filho doente e ver a rotina diária cair por água abaixo.

Infelizmente nas épocas de outono e inverno as doenças sazonais acabam sendo comuns, principalmente nas crianças.

A dor de garganta é uma delas. Acompanhada de dor, febre e má disposição as inflamações nas amídalas são uma das maiores causas que deixam uma criança doente. Para a tranquilidade dos pais essa doença não costuma ser grave, porém deve-se ficar atento aos cuidados orientados pelo médico até a criança melhorar.

Por ser muito comum e deixar muitas dúvidas nas mamães resolvemos falar um pouco mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento dessa tão temida enfermidade.

A inflamação pode acontecer por manifestação de vírus ou bactérias. Entre os dois diagnósticos, o mais comum entre as crianças é a dor de garganta causada por bactérias.

Dor de garganta infantil – Bacteriana

A dor de garganta diagnosticada como bacteriana, também é conhecida como faringite estreptocócica.

Esse tipo de inflamação vem de uma bactéria chamada Streptococcus Pyogenes. Entre as formas de se contaminar estão:

  • tocar em uma área contaminada e depois tocar na boca, nos olhos ou nariz,
  • estar próximo de pessoas com essa inflamação, pois a tosse de quem tem essa doença transmite a bactéria. As crianças estão entre as que são propensas a adquirem esse tipo de inflamação de garganta.

Para os pais não é muito difícil descobrir que a criança está com a garganta doente. Pois os sintomas geralmente são garganta irritada, avermelhada e com mistura de placas brancas, dor ao ingerir alimentos ou líquidos, dor de cabeça e cansaço. Já em crianças menores pode ocorrer dor no pescoço e dor abdominal.    

Além do exame clínico como procedimento realizado pelo médico para saber o que levou a doença, há casos em que um outro procedimento conhecido como teste Swab também é realizado para ajudar na informação da prescrição médica certa.

Diagnóstico através do Teste Swab

Segundo o pediatra e pneumologista Dr. Alfonso Alvarez esse exame é solicitado quando somente o exame clínico não foi capaz de diagnosticar a doença por completo.

Nesse exame (feito em laboratório) um cotonete é levado até a garganta da criança, na área inflamada, para obter um pouco do material dessa região. Logo após é encaminhado para o laboratório para análise.  

O resultado desse teste (sai normalmente no mesmo dia) junto com a avaliação do médico no atendimento irá ajudar saber como proceder no tratamento de forma eficaz. É um método que evita divergências e deixa o profissional mais seguro na hora de diagnosticar e medicar o paciente.

Assim que detectado o diagnóstico, os pais são orientados pelo médico. Seguindo esse controle com o tempo a criança começa a ter melhoras com nova disposição para voltar as atividades do dia a dia.

Tratamento da dor de garganta infantil causada por bactéria

Ao constatar que a causa da dor de garganta é bacteriana, o início do tratamento deve ser imediato. Um dos processos é o uso do remédio antibiótico prescrito pelo médico. Esse tipo de infecção requer essa agilidade para não complicar a saúde da criança.

Todos os pais querem o bem do seu pequeno e obedecer às orientações médicas evitará mais sofrimento para a criança.

Geralmente, por conta desse tratamento a criança se recupera mais rápido do que o tempo comum indicado de 7 a 10 dias. 

Dor de garganta infantil – Viral

É a dor de garganta por consequência de vírus, também conhecida como Faringite Viral.

As crianças estão entre as que mais correm o risco de contraírem essa doença. Porém, pessoas que convivem em ambientes fechados como berçários e escolas também estão mais propensas a receberem o vírus. Locais que também circulam as crianças.

Para os pais é fácil identificar os sintomas que costumam ser: dor de garganta, a criança fica com dificuldade de engolir alimentos e líquidos por sentir dor, a garganta fica na cor vermelha, inflamada e a criança fica com má disposição sentindo-se cansada.   

O diagnóstico é realizado pelo médico por meio dos sintomas, histórico e exames. Também pode ser solicitado o teste Swab da garganta com o uso do cotonete para ter certeza que a inflamação não é por infecção bacteriana.

A dor de garganta causada por vírus não tem um tratamento específico. O prazo para a criança ficar boa após essa inflamação é de até 1 semana. Todas as ações a serem tomadas pelos pais devem ter sido orientadas por um médico.

Dor de garganta em criança – Prevenção

Evitar a dor de garganta viral é possível seguindo alguns procedimentos simples como manter sempre uma boa higiene lavando as mãos, evitar oferecer ou pegar alimentos e bebidas, também evitar lugares propícios ao fumo e muito fechados.

Casos graves

É muito importante o tratamento médico na garganta infeccionada. A negligência desse auxílio pode acarretar a outros problemas de saúde considerados graves como infecção no ouvido, febre reumática ou escarlatina, danos sérios nos rins, amigdalite, entre outros casos.

Esperamos que esse artigo ajude os pais a conduzirem a saúde do seu pequeno no caso da dor de garganta. Umas das doenças comuns entre elas, mas que com amor e cuidados os pais minimizam esse sofrimento na criança. Não esqueça de compartilhar esse artigo em suas redes sociais e ajudar outras mamães.

Artigo escrito por Eliane Honorato

Eliane Honorato é Jornalista, formada na PUC-Campinas, possui experiência como correspondente internacional, repórter em mídias impressas e digitais. É assessora de imprensa no e-commerce Petit Papillon Bebê & Criança.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *