Envelhecimento Saudável – A Fórmula para a Longevidade com uma Super Saúde

envelhecer-com-saude

Se você faz parte daquele grupo de pessoas que pensam que com mais de 60 anos, chega a hora de ficar em casa, aposentada e com limitações físicas, está na hora de mudar o seu conceito.

O brasileiro, mesmo quando atinge certa idade, está se tornando cada vez mais ativo e ficando muito mais informado. Mas, para que de fato seja possível aproveitar a terceira idade, tornando-a a melhor idade, você tem que começar a cuidar da saúde desde cedo!

Conforme pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2015, as pessoas com 60 anos de idade ou mais já somavam quase 23% dos trabalhadores formais do País.

Isso demonstra um aumento de aproximadamente 1,74 milhão de pessoas em comparação com o ano de 2014. O acesso à internet também está crescendo cada vez mais nessa população. De 2008 para 2013, o percentual de idosos que andam fazendo acesso à internet passou de 5,7% para 12,6%.

Os tempos modernos chegarão e com uma lição: se você cuidar bem da sua saúde, terá um envelhecimento saudável!

Mas, como isso é possível? Vamos ver agora mesmo!

Atenção! Leia esse artigo até o final, pois a última dica é basicamente tudo o que você precisa saber par envelhecer com saúde!

mulher-idosa-saude-de-ferro

Tenha uma alimentação equilibrada

Se tem uma coisa que contribui e muito para ter um envelhecimento saudável, é ser capaz de seguir uma alimentação equilibrada.

Isso gera uma redução nos efeitos gerados pelos resíduos que as próprias células produzem durante seu metabolismo, esses resíduos também são conhecidos como radicais livres.

Mas não se esqueça de que uma alimentação equilibrada tem que ser variada. Tenha preferência por alimentos mais leves e naturais!

Faça Atividades Físicas

Fazer atividade é algo saudável ?

Mas é claro que sim! Desde que isso realmente traga benefício ao seu organismo!

Realizar exercícios físicos sem ter uma supervisão adequada a fim de buscar objetivos em curto prazo pode fazer com que apareça lesões graves em seu corpo e até mesmo problemas sérios como danos às articulações.

Lembre-se que você ainda tem muito para aproveitar a vida, por isso seja prudente e cuidadoso com seu corpo, o resultado serão ainda mais anos com mais beleza e saúde.

envelhecimento-saudavel

Evite realizar atividades como leitura ou mesmo estudar em momentos e locais inadequados

A baixa luminosidade, o barulho e até seu próprio cansaço são fatores que podem comprometer seu aprendizado.

Procure estudar ou fazer suas leituras em momentos definidos e em um espaço que seja:

  • Arejado;
  • Iluminado;
  • Agradável.

Algumas consequências do envelhecimento sobre nosso organismo

  • Problemas na visão: Ela é gerada por problemas no cristalino, que vai se tornando rígido e opaco, fazendo com que seja difícil focalizar objetos.
  • Problemas na audição: Infelizmente, algumas células do aparelho auditivo não podem se renovar, tornando difícil a possibilidade de ouvir sons agudos.

Veja 5 dicas de exercícios para idosos (vale também para “não-idosos”)!terceira-idade-a-melhor-fase

  • Esteira, caminhada na pista ou qualquer exercício aeróbico tem que ser feito no tempo de 30 a 60 minutos. Lembrando que você tem que respeitar os limites do próprio corpo.
  • Exercício com bastão ou cabo de vassoura: Este exercício tem que ser praticado com a barriga para cima. Com o bastão erguido, você tem que fazer movimentos flexionados esticando o braço.
  • Flexão com caneleira: Deitado de lado e já com as caneleiras nas pernas (até 5 quilos, não é preciso mais que isso) você tem que fazer movimentos com a perna para cima e para baixo.
  • Panturrilha em pé: Ainda com as caneleiras, você tem que subir em um degrau e realizar movimentos forçando a parte dianteira do pé, deixando a parte de traz flexionada.
  • Agachamento com cadeira: Você tem que ficar atrás da cadeira fazendo movimentos de sentar e levantar flexionando os joelhos.

Viu como não é difícil ter um envelhecimento saudável?

Se cuidar é importante em qualquer idade, pois essa é a melhor maneira de ser jovem para sempre!

Se você busca mais juventude ou prevenir que sua velhice seja chata e monótona, vale a pena (e muito!) conhecer o Programa Pro ser Saúde, do Dr. Uronal Zancan!

Depois de entender todo seu funcionamento e metodologia baseadas em estudos científicos, você entenderá o quanto foi válido conhecer esse projeto!

Aproveite 😉